sexta-feira, 22 de junho de 2012

Uso estético do chocolate




Quem é fã de chocolate não precisa desfrutar dos seus benefícios apenas por meio do paladar, colocando assim a silhueta em perigo. Já é possível aproveitar as vantagens do doce sem engordar, graças a novos tratamentos de beleza oferecidos em clínicas especializadas.
Há opções para rejuvenescer a pele, hidratar os cabelos, bronzear, relaxar e até mesmo reduzir medidas. A ação positiva do chocolate para as diferentes partes do corpo vem do ingrediente usado na maioria dos produtos: o pó extraído da amêndoa do fruto do cacau.
Ele é rico em flavonoides (por isso é um poderoso antioxidante), vitaminas (A, E e C), além de minerais, como o ferro. Assim, ele combate os radicais livres, favorece a hidratação e deixa a região tratada com mais brilho.
O composto também age nas moléculas responsáveis por processos inflamatórios e evita os malefícios do colesterol ruim, o LDL. E os benefícios não param por aí: além de limpar, hidratar e renovar as células, os sabonetes e cremes de chocolate são afrodisíacos e aumentam a libido.
Porém, nem todos os tipos do alimento têm propriedades estéticas. Os tipos amargo e meio amargo são os mais indicados, pois possuem grandes concentrações de cacau, enquanto o branco e o ao leite trazem poucas vantagens para os procedimentos.
Vale ressaltar ainda que os tratamentos com o doce são indicados apenas para quem tem pele e cabelo ressecados. Do contrário, eles podem acabar acentuando ainda mais a oleosidade presente nesses locais.
Chocolate para reduzir medidas

Todas sabem que ingerir chocolate em excesso faz com que as gordurinhas apareçam mais rápido. Porém, quando ele é utilizado em massagens, esfoliações e em tratamentos como o do lençol térmico, o efeito é exatamente o contrário.
Várias clínicas já estão investindo em procedimentos que usam essa delícia para reduzir medidas. Entre eles está a massagem corporal à base de ativos de cacau, que ajuda a mandar os pneuzinhos embora e ainda hidrata a pele.
Isso porque o fruto, quando está em seu estado puro, estimula o organismo, que passa a gastar a energia acumulada. Além disso, ele também auxilia no combate aos sinais do envelhecimento.
Para conseguir melhores resultados, é possível associar o tratamento à aromaterapia, com o uso de incensos e óleos de chocolate durante a sessão, que dura aproximadamente 60 minutos.
Cuidados com a pele e relaxamentos

O doce que vicia boa parte das mulheres pode também ser usado como forma de aliviar o stress – e sem acrescentar calorias a mais ao cardápio. Há clínicas de estética que oferecem banhos de hidromassagem que aproveitam os ativos do ingrediente. O resultado é uma pele revitalizada, hidratada e relaxada.
Alguns tratamentos mais parecem uma receita de sobremesa: são adicionados cacau, leite em pó e óleo de amêndoas para renovar as células. Outros componentes que são associados ao chocolate em esfoliações e sessões de reflexologia são o mel e a aveia, que ajudam a revitalizar a aparência.
Há opções de tratamentos para todos os gostos: hidratações corporais com fondue ou com a versão em parafina do doce e máscara de chocolate derretido. Essa última começa com uma esfoliação facial para que os ativos do creme possam penetrar com mais facilidade. Em seguida, o rosto recebe uma massagem específica para melhores resultados. A boa notícia é que a sessão não é cara, com preço de, em média, 85 reais.
Para um procedimento mais profundo é possível investir em um peeling que inclui o chocolate. Ao todo, são três fases: esfoliação, peeling de cristal e aplicação de um hidratante rico em cacau. Quem experimenta tende a eliminar células mortas, nutrir e deixar a pele macia. Ele ainda evita o envelhecimento, já que possui ingredientes ricos em cálcio, magnésio, sais minerais, fósforo, proteínas e gorduras.
Outra opção é o lifting de chocolate, que associa o doce à limpeza de pele e a microcorrentes para drenar a face e tonificar os músculos. Por meio dele, você evita os sinais da flacidez, as marcas de expressão e até a acne.
A cor do chocolate na pele
Quem é fã de um belo bronzeado pode investir no doce para ficar com a pele morena por um período de até 14 dias. O alimento é a matéria-prima de uma nova alternativa de bronzeamento a jato que, além de evitar os efeitos nocivos do sol após horas de exposição, ainda hidrata e rejuvenesce o corpo.
Cuide do cabelo de um jeito doce

O chocolate ainda é indicado para aquelas que precisam combater o ressecamento dos fios. Para isso, uma das opções é a escova de chocolate, que surgiu como uma forma de evitar a utilização do formol no alisamento do cabelo.
Assim, além de deixar a cabeleira lisinha, ela pode durar até dois meses, com a vantagem de possuir queratina líquida, proteína de seda e os ácidos graxos de cacau, uma combinação poderosa para recuperar e hidratar os fios.
Há ainda outras versões de tratamentos que se assemelham a uma receita de sorvete. A escova de chocolate e menta, por exemplo, associa os benefícios do cacau aos da menta, que é capaz de fazer uma desintoxicação do couro cabeludo até a raiz.
O preço da hidratação não varia muito em relação às demais e ainda fornece ao cabelo compostos como D-pantenol, provitamina B5 e ácido linoleico. Eles repõem os nutrientes para o corpo evitando, inclusive, os efeitos nocivos da química.
Porém, você não precisa sair de casa para desfrutar dos benefícios do chocolate para a pele. Há boas opções de tratamentos caseiros para você renovar a aparência.
A dica é investir em cremes hidratantes ricos em cacau ou chocolate. Para uma boa esfoliação, é possível misturar o produto com açúcar refinado e aplicar a receita no corpo com uma leve massagem circular, dos pés à cabeça, a cada 15 dias. O resultado será uma epiderme sempre nutrida e hidratada.
Para fazer as máscaras faciais e capilares, derreta chocolate meio amargo suficiente para cobrir a região que será tratada e misture a leite integral, iogurte ou óleos essenciais de amêndoas, oliva ou abacate. Pode até parecer dica de sobremesa, mas a mistura traz vários benefícios para o corpo, basta deixá-la agir por 10 a 15 minutos, duas vezes na semana.
No entanto, é preciso ter em mente o que você deseja melhorar antes de colocar a receita em prática. Para evitar o stress, escolha os derivados do leite. Mas se o que você deseja é uma boa renovação no visual, com direito a evitar o envelhecimento e prolongar o efeito da hidratação, as melhores alternativas são os óleos.
E se durante algum dos tratamentos a vontade por um doce bater, renda-se ao chocolate. O consumo de até 30 gramas do alimento diariamente não engorda e ainda combate várias doenças.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário